sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dose de simancol: Saiba valorizar as pessoas


Se nossas escolhas afetassem somente a nós mesmos seria melhor. O problema é que quando tomamos uma decisão mudamos o curso de tudo o que poderia ser e o que vai acontecer. Para cada atitude nossa tem uma reação, é como jogar pedrinhas na água, inevitável não provocar ondas.

Entretanto, o que fazer na hora de decidir sobre as nossas relações humanas?

Temos que ter consciência que os outros são tão humanos quanto nós, que as pessoas possuem sentimentos e maneiras diferentes de reagir ao nosso sentimento por elas. Na hora de escolher um namorado você leva em consideração a paixão que sente por ele, o quanto ele te faz sentir nas nuvens. 
Na hora de escolher um amigo você procura por afinidades e companheirismo. Na hora de desabafar você procura alguém que sabe que irá te ouvir sem fazer tantas críticas e no momento de indecisão procurará uma pessoa sincera que sabe que lhe fará críticas construtivas.

Há varias maneiras de se relacionar e você pode ser bem sucedido em todas elas, é somente uma questão de empenho, e saber valorizar cada um e todos ao mesmo tempo. É claro que na vida há prioridades, e ninguém poderá definir as suas a não ser você.

Repare que existem pessoas que se dedicam a você - se encaixando, cada uma ao seu modo, em uma de suas infinitas relações. E se você simplesmente não reconhecer o verdadeiro valor delas, o que vai acontecer é que você perderá o SEU valor, ou modificará os sentimentos delas em relação a você. A intensidade dessa conseqüência varia de acordo com cada personalidade.

Será injusto e até mesmo um ato de estupidez se ofender quando aquela pessoa que confiou em você, foi sua amiga, lhe deu apoio, viveu momentos felizes e tristes ao seu lado, lhe reconheceu e valorizou a relação que vocês tinham, se sentir depreciado por causa de uma escolha sua.

O que torna tudo mais complexo na vida é achar o equilíbrio que é extremamente necessário. Saber dosar tudo o que se faz, se isso não for impossível, pode crê que é imensamente difícil. Porém até pra agir por impulso é preciso cautela, pois quando agimos assim, satisfazemos o nosso subconsciente, e é lá onde nossos sentimentos recalcados aguardam para explodirem.

Existem pessoas que se adaptam a cada situação e outras que mudam a sua postura. Eu sou daquelas que tento me adaptar, mas se vejo que isso é inútil eu mudo de postura. E quando isso acontecer e alguém cansar de correr atrás da sua atenção e desistir de viver em sua companhia, pode ter certeza que você magoou essa pessoa. Então, se você não for humilde o bastante pra reconhecer os próprios erros, a vida não será tão gentil com você, aliás, ela nunca é.  E nessas ‘gentilezas’ da vida ela pode levar embora alguém muito precioso te fazendo despertar, talvez tarde demais, para o erro que foi cometido. Ás vezes, magoamos as pessoas sem querer e outras vezes porque fomos egoístas.

Só não vale chorar sobre o leite derramado. As pessoas não são suas marionetes. A vida é um espetáculo em que várias pessoas assumem papéis diferentes. As nossas escolhas são o roteiro, as pessoas os personagens, a felicidade o propósito, a esperança o que nos move, o amor o sentimento central, os obstáculos o clímax, e o desfecho é a conseqüência de tudo isso - é a hora da verdade.

E a verdade é: as pessoas descobrem o seu próprio valor e novos valores. O destino é irônico e justo demais, tudo o que vai volta. E nessas voltas que a vida dá é que você se depara com as injustiças que você cometeu. Uma crise de consciência não vai adiantar nada. As pessoas procuram por sentimentos verdadeiros e pessoas capazes de sentir isso. Se a ficha não cair, reveja as suas escolhas e pense o quão difícil foi para as pessoas se adaptarem a elas, e tente reconhecer que elas fizerem isso por você, porque se importavam com você.

Você não perde pessoa somente para a morte, você perde para a sua burrice também. Perder um amigo em especial, não é como perder um pedaço de papel, é como perder um pedaço de sua vida – isso é, se você realmente souber o valor de uma amizade. Se essa tragédia te fizer sofrer quando a sua consciência falar mais alto, não precisa fazer drama, porque cada pessoa decide o quê quer pra sua vida, e o idiota que por muitas vezes foi sua melhor companhia resolveu fazer suas próprias escolhas, e não se espante e nem se ofenda se você não estiver nelas.

Pare, pense, sinta e reflita.

Você já foi quem chorou um dia, hoje você pode estar fazendo alguém chorar. Essa é a lei da vida. As estações mudam provando que nada é pra sempre.  

Por Darling Valentim


5 comentários:

  1. Oi amores!
    Desculpe-me a demora!
    Muito obrigada pelo coment lá no meu post "O FDS Passado (e a Isa aqui)"!
    Fiquei muito lisonjeada e amei o coment! ^^
    Também gostei muito da mensagem do texto de vocês hoje aqui!

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  2. Como diz Charlie Brown,
    "Cuide de quem corre do seu lado e quem te quer bem".
    Já tratei mal pessoas que apenas queriam o meu carinho e arrependo-me muitíssimo disso. Hoje valorizo todos que a mim também têm respeito.
    E ei, fiquei lisonjeada de ver o link-me do meu blog aqui *.* Fico contente que vocês acessem o Na Parede do Quarto.
    Sempre serão bem-vindas lá =)

    Seguindo aqui!
    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  3. oi moças pssei por aqui achei o blog de vcs fantástico parabéns ótima mensagem escrita, ficarei contente se vocês visitarem o meu também e ser seguir com certeza voltarei e retribuirei é só deixar o recadinho pra mim com o seu link ... um grande beijo www.mulherquesecuida.com

    ResponderExcluir
  4. oi linda ja estou seguindo um grande beijos..quando quiser as portas estão abertas..

    ResponderExcluir
  5. amei seguindo !!!!
    http://tendenciasdamodahh.blogspot.com/

    ResponderExcluir